25 de outubro de 2011

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera


Do Kibeloco:

"Se você é daqueles que acredita que propaganda política é sempre chata, melhor mudar de ideia. E o argumento, quem diria, não vem dos sempre liberais americanos e tampouco dos ousados europeus, mas, sim, da Tunísia.

Berço da Primavera Árabe, nome dado à onda de revoltas populares que tomou conta de países do Oriente Médio e norte da África, o país foi às urnas pela primeira vez depois da queda do ditador Zine El Abidine Ben Ali. E tudo correu muito bem, obrigado. Estima-se que cerca de 7,3 milhões de eleitores votaram e o ambiente foi de tranquilidade.

Para isso, no entanto, uma campanha de conscientização muito criativa tomou conta das ruas. E o chamariz – vejam só! – foi o menos popular de todos: um retrato gigante do odiado Ben Ali. Assistam…



Pois é. Depois que a foto do ditador era arrancada, uma mensagem incentivando o voto – que só é obrigatório por aqui – surgia: “Cuidado! A ditadura pode voltar! Dia 23 de outubro, vote!”

Muito melhor que panfleto e telemarketing, né? Pois é. Precisamos aprender com os árabes. Taí o Kadhafi que não me deixa mentir."

De acordo com um dos comentários no Youtube, a declaração abaixo aparece na propaganda da TV:

"This is a campaign to encourage people to vote. It took the giant portrait of the dictator. You can see the reaction of passers worrisome and angry. And when they remove the portrait, they are behind the poster that says:

- Wake up! dictatorship can come back. On October 23, Go vote!"

Essa é para aqueles que acreditam que países árabes não entendem nada de democracia.

Nenhum comentário: